O Ozempic é um medicamento que tem como princípio ativo a substância semaglutida, utilizada no tratamento de diabetes mellitus tipo 2 não controlado.
A indicação técnica do medicamento é para casos de diabetes em que a glicemia (açúcar no sangue) não esteja satisfatoriamente controlada, ainda que o paciente esteja usando as medicações antidiabéticas orais, como a metformina, e até mesmo a insulina.
A semaglutida age no sistema nervoso central, trazendo a sensação de saciedade, auxiliando no esvaziamento do estômago e melhorando a sensibilidade à insulina.
Portanto, o uso do medicamento ozempic para emagrecimento é off label - como é chamado o uso não aprovado, no Brasil pela agência reguladora ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que não consta na bula - não estando coberto em programas de medicamentos destinados aos cuidados de doenças crônicas.
Em função do uso indiscriminado e em desacordo com a indicação contida na bula, a fabricante do Ozempic emitiu notificado, informando que o medicamento teria disponibilidade intermitente até o fim do ano, podendo ficar em falta em muitas farmácias, prejudicando o tratamento de pacientes com diabetes mellitus tipo 2.
A Real Grandeza informa aos beneficiários que o medicamento Ozempic, para os planos que têm cobertura para reembolso de medicamentos de uso contínuo (Electra, Eletronuclear, FRG e Aurum), será autorizado exclusivamente para os beneficiários em tratamento de diabetes mellitus Tipo 2 não controlada e mediante o envio de relatório do médico assistente com a justificativa técnica.