“Março Lilás” é como é chamada a campanha no mês de conscientização sobre o câncer de colo do útero. Para falar sobre o tema, a Clínica Valsa promoveu a palestra “Prevenção do Câncer de Colo de Útero”, com a médica ginecologista de sua equipe, Dra. Indira Velho. O evento reuniu beneficiários do programa Linha de Cuidado Melhor Idade na unidade de Copacabana, Rio de Janeiro.
O câncer de colo do útero é um tumor maligno que acomete o órgão que é a parte final do útero. Uma das principais causas é o HPV, o Papilomavírus Humano, uma das infecções sexualmente transmissíveis mais comuns. O vírus causa lesões no colo do útero que, se não tratadas, podem evoluir para o câncer. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença mata aproximadamente seis mil pessoas por ano no Brasil.
O diagnóstico faz toda a diferença, pois na fase inicial da doença é comum as mulheres não apresentarem nenhum sintoma ou desconforto. Com o avanço da doença, as mulheres começam a sentir dores abdominais, dificuldades durante o hábito urinário e fecal, incluindo a presença de secreções vaginais com odores mais intensos e sangramento.
O acompanhamento médico e a realização de exames de rotinas, como Papanicolau e Colposcopia, são fundamentais para o diagnóstico precoce, antes que os sintomas apareçam. É muito importante procurar um profissional médico de confiança e esclarecer todas as dúvidas sobre a doença.
Ao fim do encontro, todos os participantes participaram do delicioso coffee break promovido pela organização do evento.