Salutem e Salvus Real Grandeza passa a competir com planos de mercado

A redução dos custos assistenciais de saúde é um desafio que afeta não só a Real Grandeza, mas todas as operadoras de saúde no Brasil e no mundo.

Considerando a capacidade de pagamento de todos os seus beneficiários, a Real Grandeza buscou novas modelagens de planos, autossustentáveis e capazes de oferecer uma alternativa mais em conta para substituir os planos antigos. Por isso, lançou, em julho de 2019, os planos regionais Salutem e Salvus, que têm apresentado bons resultados para os beneficiários desde então. Equivalentes aos planos Básico e Especial do Plames, os planos regionais são uma alternativa mais econômica para assistidos e agregados, mantendo assistência-médico hospitalar de qualidade, ampla rede credenciada e cobertura similar a dos melhores planos do mercado, porém, de abrangência regional.

 

 

 

Planos de mercado e
seus altos reajustes

 

Embora a migração para os novos planos tenha sido expressiva, alguns beneficiários optaram pelos planos de mercado, como ocorreu com a ex-funcionária da Eletronuclear Vera, que, em entrevista para o Conexão Saúde, contou essa experirência.

Aposentada em 2014, ela encerrou a cobertura do plano de saúde pela patrocinadora após o término do incentivo, em 2019.

Porém, para cumprir os prazos de carência antecipadamente, ela e o marido optaram por contratar um plano de mercado, ainda em 2017. “Fizemos o plano da SulAmérica para cumprir os dois anos e porque me ofereceram um preço muito bom”, explica.

Contudo, a beneficiária alerta que nos anos seguintes os reajustes tornaram sua continuação no plano inviável. “Nos planos de mercado o reajuste é de 19%, como aconteceu comigo. No ano seguinte, o reajuste foi o mesmo, de quase 20%”, informa.

Marcio, marido de Vera, pesquisou muito antes de tomar a decisão de retornar para um dos planos da Real Grandeza. “A administração do Salvus é algo que nos protege muito mais, pois é um grupo de autogestão, que não visa lucro”, explica o cônjuge de Vera, que também aderiu ao Salvus, em 2019.

Além do preço, também pesou para eles o acolhimento e a forma com que se relacionam com a operadora. “Os planos de mercado são totalmente insensíveis às nossas necessidades, no Salvus, tenho como ser ouvido”, diz Márcio.

Por fim, Vera e Márcio fizeram questão de fornecer seus depoimentos para ajudar pessoas que não sabem como funcionam os planos de mercado. “A experiência que nós vivemos foi horrível. Todo fim de ano eram anunciados aumentos altíssimos, o que já nos deixava preocupados”, informam.

 

Diretoria de Seguridade da Real Grandeza

Ano I - Número 11 - Novembro de 2021

# isso é real