A alta da inflação pesa no bolso das famílias e fica ainda mais difícil economizar, já que muitas vezes, mesmo cortando despesas, os consumidores gastam mais porque os preços dos produtos e dos serviços subiram muito e, como consequência, o custo de vida também.
Um bom aliado no controle dos gastos é saber efetivamente em que se está gastando e o que é possível cortar. Para isso, a forma mais eficiente é manter o controle utilizando uma planilha.
Com a planilha feita, fica mais fácil visualizar com o que seu dinheiro tem sido gasto, o que permite refletir sobre quais despesas são realmente fundamentais.
A compra de alimentos compromete grande parte do orçamento doméstico mensal, então, fazer uma lista antes de ir às compras ajuda a manter o foco nos gastos e a adoção de boas práticas, como: comprar apenas o que está faltando, não fazer estoque; evitar compras grandes em mercados de bairro; não ter preguiça para comparar preços e tentar ir ao mercado mais vezes durante o mês para aproveitar as promoções.
Aposentados e pensionistas não são mais obrigados a fazerem a comprovação presencial de vida. Caberá ao INSS certificar-se que o segurado não faleceu, com base no cruzamento de dados das plataformas do governo. A ida ao banco será opcional por parte do segurado, usada apenas como último recurso para comprovação da fé.
A partir de dezembro/2021, para adequar ao eSocial – projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados para a Receita Federal – a Real Grandeza realizou ajustes operacionais em seus sistemas, passando a apresentar no extrato do saldo de conta as entradas de contribuições pelo regime de caixa (data efetiva de crédito) e não pelo regime de competência.
Dessa forma, para fazer a consulta do extrato pelo Portal, o Participante deverá sempre selecionar o mês seguinte ao que se deseja, para obter o saldo acumulado de suas contribuições.
Clique no ponto referente a cada mês para o valor da UB no período
• Em Maio/2022 o Plano BD
apresentou aumento na situação deficitária, saindo de um déficit de
R$ 1.335.658.664,91 em Abril/2022,
para um déficit de R$ 1.359.461.840,54.
A situação parcial de déficit foi agravada, principalmente, pela variação do patrimônio no mês inferior a correção do passivo no mesmo período.
População do Plano BD
Assistidos por benefício