Nos últimos 12 anos, observou-se uma significativa mudança no perfil dos beneficiários de planos de saúde no Brasil, com a estabilidade da população jovem e um aumento de beneficiários ativos e idosos.
Para entender melhor a alteração no perfil dos beneficiários, é fundamental analisar o índice de envelhecimento nas distintas modalidades de Operadoras de Saúde que atuam no mercado de Saúde Suplementar (Autogestão, Cooperativa médica. Filantropia, Medicina de grupo e seguradoras especializadas em saúde).
O índice de envelhecimento é elaborado a partir da razão entre a população idosa e a população jovem, indicando o número de beneficiários com 59 anos ou mais de idade para cada 100 beneficiários com até 18 anos. Um levantamento conduzido pela área de saúde da Real Grandeza, a partir de dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) , mostra a evolução desse índice nos últimos anos e como a dinâmica demográfica de envelhecimento ou rejuvenescimento da população está acontecendo. No gráfico, a seguir, é possível observar a evolução desse índice no período de dezembro de 2010 até junho de 2022.
A partir do aumento desse índice pode-se deduzir que a dinâmica demográfica caminha para o envelhecimento da população em todas as modalidades. Entretanto, essa dinâmica de envelhecimento caminha a passos largos entre as Autogestões que sai de um índice de 94, no final do ano de 2010 para 138 em junho de 2022. Ao mesmo tempo, observa-se que entre as Cooperativas Médicas esse mesmo índice sai da posição 49 para 63; e entre as Seguradores Especializadas em Saúde sai de 28 para 38 no mesmo período.
Atenta-se que as Autogestões, como é o caso da Fundação Real Grandeza, apresentam o maior crescimento no índice de envelhecimento no período analisado enquanto Cooperativas Médicas e Seguradoras apresentam índice de envelhecimento que aumenta de forma mais lenta. Portanto, nesse contexto em que o envelhecimento ocorre de forma mais acelerada em algumas operadoras, é preciso acompanhar as mudanças e desenvolver programas direcionados a promoção da saúde entre as pessoas idosas, disseminando a cultura da prevenção.
Para incentivar a cultura da prevenção, evitando idas desnecessárias ao pronto-socorro ou internações e proporcionando um acompanhamento médico eficaz sem custo adicional, a Real Grandeza criou programas específicos direcionados para a promoção da saúde de seus beneficiários idosos. O primeiro, o Programa Linha de Cuidado Melhor Idade, atua como uma rede de atenção primária, oferecendo um plano de cuidado específico para os beneficiários dos planos de saúde da FRG, maiores de 59 anos de idade, nas cidades do Rio de Janeiro e Passos (MG).
O núcleo de promoção de saúde e prevenção de riscos da FRG atua com empresa parceira para realizar as estratégias de promoção à saúde e prevenção de doenças, que oferece uma equipe de profissionais formada por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, responsáveis pela linha de cuidado dos beneficiários elegíveis e incluídos no programa, que possuem adesão voluntária e gratuita.
Ainda com o objetivo de prevenir doenças e promover a saúde do idoso, a Real Grandeza realiza desde 2019 o projeto Conviver Saúde nas áreas regionais e Rio de Janeiro, por meio de encontros presenciais com ações educativas, com o apoio de profissionais de saúde. O objetivo é reforçar a importância da prevenção através de diversos temas, como doenças cardiovasculares, hábitos alimentares, obesidade, câncer, diabetes, além de dicas sobre hábitos alimentares, estilo de vida e atividade física.