Dados também mostram que mulheres realizam mais exames que os homens. Na lista dos 10 exames mais realizados pelos beneficiários, dois são preventivos femininos.
Entre novembro de 2020 e outubro de 2021 os cinco exames mais realizados pelos beneficiários foram Hemoglobina glicada, Radiografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Ecodonpplercardiograma Transtorácico. Contando apenas entre esses citados foram realizados mais de 69 mil exames. De forma geral no período foram realizados mais de 96 mil exames.
Desde o último levantamento pode-se perceber um aumento de aproximada mente 5 mil exames.
Contudo, ao observarmos a distribuição, vê-se que existem alguns exames específicos entre os mais realizados em determinadas faixas etárias dos beneficiários. Entre as crianças de até 9 anos observa-se o Ecodopplercardiograma transtorácico como o terceiro exame mais realizado no período. E entre os adultos de 30 a 39 anos a Ressonância magnética aparece como o terceiro exame mais realizado. Desde o último levantamento a Ressonância utrapassou o exame Citopatologia cérvico-vaginal oncótica (mulheres de 25 a 59 anos) nessa faixa etária.
Ainda é possível observar que os beneficiários do sexo feminino, realizam mais exames que os beneficiários do sexo masculino, sendo responsáveis por 63% dos exames realizados no período. Beneficiárias As mulheres na faixa etária 60 a 69 anos foram as que realizaram mais exames (16% do total) Já os exames de mamografia são feitos pelas mulheres com maior frequência na faixa etária de 40 a 49 anos.
Analisando os beneficiários como um todo observa-se que adultos a partir de 40 anos começam a fazer mais exames e esse número aumenta consideravelmente ao chegar na faixa etária dos 60 aos 69 anos. Em todas as idades é possível observar que as mulheres fazem mais exames que os homens.
1. Procure esclarecer com seu médico a necessidade dos pedidos de exames, qual o objetivo e qual a sua eficiência diagnóstica, essa atitude evita a multiplicação de vários exames.
2. Valorize o que você pagou. Sempre que fizer exames médicos retire-os do laboratório e leve-os para o seu médico dando continuidade ao tratamento e caso necessite consultar outro profissional, leve os exames que lhe foram solicitados anteriormente evitando refazê-los.
3. Guarde exames e leve-os em suas consultas. Alguns exames não precisam ser repetidos em curto espaço de tempo. Evite desgastes e Exames Complementares realização desnecessária de repetição de exames. Questione seu médico sobre a necessidade dos exames solicitados.
4. Retire-os no prazo estipulado e leve-os ao seu médico. Quanto mais tempo transcorrer entre a data do exame e o retorno à consulta, menos precisa será a avaliação médica.
5. Exames médicos são registros de seu estado de saúde. Guarde-os sempre. Quando for a uma consulta, leve-os consigo, pois eles podem auxiliar no diagnóstico do médico. Se por solicitação do médico você precisar deixar com ele os exames, entregue-lhe uma cópia, guarde os originais com você.
6. Verifique e confira sempre as guias que vai assinar. Veja se as mesmas estão preenchidas corretamente e de forma completa (datas, serviços prestados, etc...). Certifique-se de que os exames assinados e autorizados por você foram realmente feitos. Tendo alguma desconfiança, questione!
7. Procure saber dos exames preventivos. Quando for ao médico para tratar de algum problema de saúde, procure se informar sobre os exames Exames Complementares de algum problema de saúde, procure se informar sobre os exames preventivos necessários na sua idade. É muito importante a prevenção.
8. Os exames realizados em pronto-socorro e durante uma internação hospitalar também são seus, portanto, você deve sempre retirá-los. Caso não seja possível retirá-los ao final do atendimento, antes de deixar o pronto socorro ou hospital, verifique junto ao Prestador de Serviços as regras para retirada dos mesmos. Estes exames fazem parte de seu histórico de saúde e devem ser levados ao seu médico, que dará continuidade ao tratamento.
9. Caso o prestador credenciado cobre por algum exame, entre em contato com o plano para verificar se o exame cobrado possui cobertura, antes de solicitar o reembolso.
1 Que também engloba 12 meses.
2 Exame ginecológico preventivo ou Papanicolau.