Muitos beneficiários dos planos de saúde administrados pela Real Grandeza desconhecem os prazos regulamentares de autorização para alguns procedimentos cirúrgicos e de alta complexidade estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Além de garantir ao beneficiário o atendimento, com previsão de prazos máximos, aos serviços e procedimentos contratados, o tempo determinado definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar é de grande importância para o controle de despesas que impactam diretamente nas mensalidades do Plano de Saúde, principalmente para os procedimentos de alta complexidade e cirurgias eletivas com OPME (órteses, próteses e materiais especiais).
Deverá ser apresentado o pedido médico devidamente assinado e carimbado pelo médico solicitante.
Os procedimentos que não exigem autorização prévia, tais como urgência e emergência, consultas em consultórios, exames laboratoriais e radiológicos simples, eletrocardiograma, entre outros, estão automaticamente liberados, mediante a apresentação da carteira de saúde e documento de identidade com foto na rede credenciada. No caso de exames complexos, procedimentos e cirurgias eletivas o atendimento dependerá de autorização prévia com análise técnica da Real Grandeza, para geração de senha.
Além de oferecer uma rede credenciada para a realização de consultas e procedimentos necessários, os beneficiários, cujos planos tiverem essa opção em seu regulamento, podem optar pelo atendimento na modalidade Livre Escolha, atendimento que pode ser agendado para data posterior sem que haja prejuízo para a saúde do usuário. Os usuários que optarem pela cirurgia de livre escolha (equipe e hospital não credenciado) devem solicitar autorização prévia da Operadora para ter direito ao reembolso, dentro do valor da tabela do seu plano de saúde, através do e-mail: autorizacao@frg.com.br. Não há opção de Livre Escolha para os beneficiários dos planos Salutem e Salvus.
Para a realização de cirurgia eletiva, a solicitação de autorização prévia é de responsabilidade do médico do beneficiário. Em caso de utilização de materiais especiais, órteses e próteses, a FRG deverá receber a solicitação com antecedência para analisar tecnicamente o pedido e fazer as melhores negociações e, assim, gerar economia para o plano e, por consequência, para você.
Para o processamento do reembolso de procedimentos Livre Escolha, os recibos de consulta ou exames devem ser completamente preenchidos por quem realizar o procedimento. No caso da Nota Fiscal, é obrigatório constar carimbo com CRM do profissional que fez o procedimento, a descrição do que foi realizado e declaração médica justificando o procedimento. Sem essas informações a Real Grandeza não poderá dar continuidade ao processamento da solicitação de reembolso.