Em comemoração ao Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil, nutricionista do Programa Linha de Cuidado explica as causas e como prevenir a doença
A adoção de hábitos mais saudáveis desde o início da vida de uma criança é fundamental para evitar a obesidade infantil, doença vista pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma epidemia mundial. A criança tem o diagnóstico de excesso de peso (sobrepeso ou obesidade) quando ela está significativamente acima do peso para a sua idade e altura.
Segundo a nutricionista, entre as causas da obesidade infantil estão o comportamento alimentar (incluindo o consumo de alimentos ultraprocessados como refrigerantes e biscoitos), o meio em que a criança vive, predisposição genética, questões psicológicas e sociais. Ela alerta que crianças com sobrepeso são mais propensas a se tornarem adultos com doenças crônicas e cardiovasculares, pois já acumulam um tecido adiposo maléfico ao longo do tempo. "É um risco aumentado para doenças crônicas não transmissíveis. Porém, não é uma regra", afirma a nutricionista que atende na Clínica Real Grandeza, unidade de Copacabana.
Para prevenir a doença, a médica diz que o apoio da escola, da família e a educação nutricional são fundamentais porque os sinais do sobrepeso infantil às vezes podem passar despercebidos. Ela destaca que alguns sinais, como o colesterol alto, podem ser identificados durante uma consulta médica. Porém, os pais precisam estar atentos à evolução da criança, a rotina, a autoestima, a relação que ela cria com o alimento e, sempre que possível, incentivar a participação em atividades para evitar o sedentarismo.
Apesar do aumento de crianças acima do peso ser motivo de preocupação para os pais, principalmente durante a pandemia, Raquel Antunes explica que hoje o modelo de saúde no Brasil é mais preventivo e facilita a educação nutricional. Com a família mais tempo em casa, é possível preparar alimentos saudáveis junto com os filhos, incentivar a participação das crianças no preparo de alimentos e lanches saudáveis e montar um prato ideal com a maior quantidade de grupos alimentares: cereais, carne, ovos, verduras frutas e legumes. "É importante dedicar um tempo com a criança para a descoberta de novos sabores e prazeres, pois a educação nutricional é a prevenção de muitas doenças e o primeiro passo para uma vida mais duradoura'', conclui.
Acompanhe o calendário anual com os eventos da área de saúde nas mídias sociais da FRG.