Webinar alerta sobre importância de prevenção ao suicídio

Para ressaltar a importância da prevenção ao suicídio, a Real Grandeza realizou no dia 15 de setembro o webinar "O impacto das redes sociais e o suicídio: como prevenir?", pela plataforma online Zoom. O evento aconteceu durante o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

A iniciativa objetiva chamar atenção para um problema de saúde sério, considerado a segunda principal causa de morte entre jovens, de 15 a 29 anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). "O tema ainda é considerado um tabu, mas precisa ser debatido para aumentar a conscientização. O objetivo da Real Grandeza é poder propiciar saúde mental aos beneficiários e entender também como o tema influencia a saúde física para conseguir manter a mente sã e o corpo são", afirma Patrícia Melo, diretora de Seguridade da Real Grandeza.

A convidada do evento foi a psicóloga Ana Flávia Melo, do programa Linha de Cuidado da Real Grandeza (Passos - MG), que trouxe informações sobre o suicídio, apresentando os principais fatores e sinais de risco. Segundo ela, o suicídio na sociedade brasileira é compreendido como um transtorno mental multifatorial, que não é classificado como uma doença ou sintoma, mas como o resultado de fatores biológicos, ambientais, sociais, genéticos e fisiológicos. Apesar de ser um tema delicado, o assunto precisa sempre estar em pauta para conscientizar a população e ajudar pessoas com pensamentos suicidas.

A psicóloga destacou que os números da Organização Mundial de Saúde são preocupantes, principalmente devido à situação de vulnerabilidade causada pela pandemia. Segundo Ana Flávia, é preciso ficar atento a comportamentos atípicos, como ansiedade ou pânico; mudança de hábito alimentar ou sono; histórico familiar; sentimento de solidão, culpa, ódio e vergonha; mudança de personalidade, entre outros fatores que podem servir como sinais de alerta e indicar a necessidade de ajuda. "Toda vida importa. E se você acha que uma pessoa está em perigo, incentive a procurar ajuda de um profissional. O acolhimento de amigos e familiares também é fundamental", esclarece a psicóloga.

Outro ponto abordado pela convidada foi o uso problemático da internet que pode comprometer tanto a saúde física quanto a mental. Ela reconhece que a internet oferece novas perspectivas na vivência de conhecimento. Porém, ela chama a atenção para a quantidade de horas que o indivíduo se dedica à internet, em detrimento do tempo que poderia estar interagindo com sua família ou até mesmo descansando, e os efeitos das redes sociais no comportamento suicida. "Da mesma forma que existem sites direcionados para a prevenção, também existem sites que auxiliam no encorajamento ao ato suicida'', revela a psicóloga.

Iniciativas relacionadas à saúde mental já fazem parte das ações de promoção à saúde e prevenção de doenças pela Real Grandeza. Desde fevereiro de 2021, a FRG realiza a Campanha de Saúde Mental. A programação voltada para o assunto conta com as ações “Be Brave”, para o público jovem, de 15 a 24 anos, e Oficina 6.0”, para os idosos com idade superior a 60 anos e seus familiares. Além disso, os beneficiários inscritos no Programa Linha de Cuidado têm à disposição atendimento psicológico nas clínicas Real Grandeza nas unidades do Rio de Janeiro e Passos, sem a limitação do rol de sessões estabelecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). As psicológas do programa também atendem pela plataforma TeleRealSaúde."

 

 

Diretoria de Seguridade da Real Grandeza

Ano I - Número 9 - Setembro de 2021

Calendário Anual