﷯ AGENDA Real Grandeza realiza evento sobre combate e prevenção à obesidade

No dia 19 de julho, a Valsa Saúde – uma das parceiras da Real Grandeza no Programa Linha de Cuidado e Linha de Cuidado Melhor Idade – organizou evento na clínica de Copacabana para tratar do tema prevenção e combate à obesidade. O encontro contou com a participação da médica Samara Rodrigues, endocrinologista da Clínica da Real Grandeza.

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo, causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia-a-dia. Ou seja: quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

É uma doença crônica que tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo. Além de reduzir a qualidade de vida, pode predispor a doenças como diabetes, doenças cardiovasculares, asma, gordura no fígado e até alguns tipos de câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.

Para combater a obesidade, algumas práticas devem ser levadas em consideração. São elas:

1 - Ter uma dieta equilibrada, baseada em vegetais e proteínas com baixa concentração de gorduras – Peixes, frango e ovos são excelentes fontes proteicas. Refrigerantes, frituras, doces e sucos prontos são sempre péssimas opções.

2 - Evitar ou remover alimentos ultraprocessados da dieta. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, esses alimentos são potencialmente nocivos por conterem, em um panorama geral, altas taxas de gordura e sódio, além de substâncias sintéticas.

3 - A prática de atividades físicas é recomendada para qualquer pessoa que queira ter uma vida mais saudável, mas é especialmente indicada para a prevenção da obesidade. Além do gasto calórico, que eleva a perda de peso, os exercícios regulares contribuem para o bom funcionamento do coração.

4 - Visitas regulares aos especialistas das áreas de cardiologia, nutrição e endocrinologia também são recomendáveis. São áreas diretamente relacionadas à obesidade e esses profissionais poderão indicar dietas e práticas específicas para cada indivíduo, otimizando os resultados do paciente.

5 - Previnir a depressão e a ansiedade. Doenças psicológicas também estão relacionadas ao ganho de peso na maior parte dos indivíduos obesos, além de agravar problemas cardíacos. Ter uma mente saudável também contribui para evitar os excessos e melhorar a relação do paciente com a comida.

Fique ligado e acompanhe a agenda dos próximos eventos no site da Real Grandeza.

Seções