Diretoria de Seguridade da Real Grandeza Ano II - Número 16 - Abril de 2022 agenda
Participante 
de Furnas se destaca no jogo de xadrez em Goiânia

Em evento do Projeto Conviver Saúde, empregado de Furnas conta como jogo de tabuleiro mudou a sua vida.

“Alongando a Memória: os jogos de tabuleiro como ferramenta de qualidade de vida”. Esse foi o tema do segundo encontro da Roda de Conversa do Projeto Conviver Saúde, realizado no mês de abril. Uma vez por mês é realizada a Roda de Conversa, com abordagens de temas como exercício para a memória, habilidades cognitivas, educação financeira, entre outros.

O convidado do encontro, o engenheiro civil Eduardo de Aquino Gambale, de 65 anos, contou como o jogo de xadrez mudou a sua vida e ajudou a melhorar a sua qualidade de vida até hoje. A introdução no jogo de xadrez começou na infância, incentivado pela mãe, a Sra. Rosa Maria. Gambale encontrou na atividade um meio de superar a dificuldade na escola e, pouco tempo depois, o jogo de tabuleiro passou a fazer parte da sua rotina como uma atividade extra. “A concentração e o raciocínio lógico ajudaram a melhorar o meu rendimento na matemática e eu e comecei a sonhar em ser o campeão do mundo”, afirma Gambale, morador de Goiânia.

Com a melhora do seu desempenho escolar, Gambale passou a compartilhar os benefícios da prática em escolas, universidades e aldeias, com o objetivo de incentivar outras pessoas a superar suas dificuldades, encarar seus desafios e melhorar a qualidade cognitiva de crianças, jovens e idosos. Dentre as conquistas do seu “currículo” enxadrístico, destacamos os seguintes títulos: Mestre Nacional de Soluções Enxadrísticas pela União Brasileira de Problemas de Xadrez, em 1995; Tetracampeão das Olímpiadas internas realizadas pela Empresa Eletrobrás Furnas, em 1995 e títulos e prêmios obtidos em três categorias: xadrez ativos em 1990; xadrez absoluto em 1995; tetracampeão de interclubes: 1990 (Jóquei Clube de Goiás); 1992 (Clube Jaó);1995 e 1998 (Goiás Esporte Clube) e o campeão brasileiro na categoria Sénior +65, em 2020.

Devido às medidas de isolamento social por conta do novo coronavírus em 2020, a preparação para as competições foi completamente online. Recentemente, com a volta do trabalho presencial em Furnas, Gambale ainda não consegue participar de maneira mais intensa dos campeonatos. Entretanto, continua mantendo a disciplina dos treinos online, jogando diariamente 10 partidas, no mínimo, e aproveitando para revisar os erros e acertos em cada partida. Ele também faz exercícios táticos e assiste às lives e aos vídeos de xadrez, além de analisar partidas dos adversários. “Hoje eu me sinto uma pessoa realizada e o apoio da família e dos amigos foi fundamental para a minha trajetória. Pretendo me dedicar integralmente ao jogo e continuar a participar de competições após a minha aposentadoria em Furnas”, conclui.