﷯ CALENDÁRIO ANUAL
Dermatologista 
alerta sobre a prevenção 
do câncer de pele  ( Leia )

Dezembro é o mês de alerta sobre a prevenção do câncer de pele. Para falar sobre a estação mais quente do ano e os cuidados com a exposição ao sol, beneficiários do programa Linha de Cuidado e Linha de Cuidado Melhor Idade, da Real Grandeza, participaram da palestra “Dezembro Laranja”, na Clínica Valsa de Copacabana.

O evento, realizado no dia 13 de dezembro, contou com a participação da médica Isabella de Forneiro, dermatologista da clínica Real Grandeza e diretora médica da clínica Valsa Saúde, unidade Copacabana, no Rio de Janeiro, que apresentou dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que estima mais de 23 mil novos casos de câncer de pele no Rio de Janeiro em 2023.

De acordo com a dermatologista, o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros e corresponde a 33% de todos os diagnósticos no país, com incidência maior em pele clara, mas podendo ocorrer também em pele morena e negra. Entre os fatores de risco, a médica Isabella de Forneiro destaca as queimaduras solares, câmaras de bronzeamento (proibido por lei no Brasil desde 2009) e a hereditariedade.

A médica e especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da American Academy of Dermatology (AAD) reconhece a importância das campanhas de conscientização como a “Dezembro Laranja”, criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia em 2014. Porém, em caso de suspeita, não é preciso esperar a realização de campanhas para a visita ao médico e realizar exames de detecção precoce de câncer.

De acordo com a Dra. Isabella, as lesões suspeitas podem ser identificadas por meio do autoexame das pintas de sinais pelo corpo, incluindo as costas, nuca e couro cabeludo; pintas escuras ou acastanhadas que mudam de cor, formato ou que crescem rápido; pintas ou sinais que apresentam bordas irregulares; e lesões na pele que não cicatrizam, coçam ou sangram.

“Cada um com a sua prevenção. A exposição solar desprotegida e os raios ultravioletas são fatores de risco. É essencial o uso regular de protetor solar, boné, chapéu, roupas com proteção ultravioleta e óculos até mesmo em dias nublados. Faça a sua parte e se proteja. Prevenção é o mais importante”, conclui a médica.

Confira, a seguir, os tipos de câncer mais comuns

Carcinoma Basocelular

  • Mais comum e benigno
  • Cura ao ser retirado

 

Carcinoma Espinocelular

  • Intermediário, o segundo mais predominante
  • Comum em áreas expostas ao sol

 

Melanoma

  • Mais grave e não tem relação com a exposição solar acumulativa
  • Diagnóstico precoce aumenta a chance de até 90% de cura