Seções

Seções

﷯ AGENDA Clínica Valsa promove palestra sobre obesidade

A prevenção da obesidade foi o tema do mês de junho do Café da Manhã com Especialista, evento promovido pela Clínica Valsa de Copacabana, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu beneficiários do programa Linha de Cuidado Melhor Idade e contou com a participação da médica endocrinologista, Dra. Samara Rodrigues.

A obesidade é uma doença crônica que afeta um número elevado de pessoas por todo o mundo e é considerada fator de risco para uma série de doenças. Estimativa da Associação Brasileira para o Estudo de Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) mostra que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo poderão estar acima do peso em 2025, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

Há indivíduos mais propensos geneticamente a desenvolver obesidade. Porém, não podemos esquecer que o diagnóstico precoce é muito importante”


Dra. Samara Rodrigues

A médica explica que o diagnóstico é dado a partir da avaliação do índice de massa corporal (IMC), indicador fundamental que relaciona peso e altura para categorizar o nível de obesidade. Dentre as principais causas da doença, a médica destaca o sedentarismo, alimentação inadequada, com excesso de açúcares e gorduras, além do componente genético. “Há indivíduos mais propensos geneticamente a desenvolver obesidade. Porém, não podemos esquecer que o diagnóstico precoce é muito importante”, ressalta.

A prevenção da obesidade vai muito além da questão estética. A médica explica que há muitos tipos de câncer que têm a obesidade como fator de risco, como o câncer de mama, de cólon, estômago, endométrio, pâncreas, entre outros. A especialista reforça que é preciso focar na prevenção desde a infância, promovendo hábitos alimentares saudáveis e atividade física regular desde cedo.

Para o tratamento da doença o ideal é procurar um endocrinologista para acompanhamento individualizado.  Além disso, se necessário,
a Dra. Samara Rodrigues disse que o paciente muitas vezes deve ser acompanhado por um psicólogo. “O encaminhamento para avaliação psicológica muitas vezes é necessário. Eu sempre falo que o paciente portador de obesidade deve ser acompanhado por um nutricionista, psicólogo, professor de educação física e endocrinologista. A união dessas especialidades aumenta muito o sucesso do tratamento”, conclui.

 

Muito além da estética

Eu sempre

falo que o paciente portador de obesidade deve ser acompanhado por um nutricionista, psicólogo, professor de educação física e endocrinologista”


Dra. Samara Rodrigues

 ( Leia )