A estação mais quente do ano está chegando! Com o avanço do número de vacinados e a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos, o verão deve ser aproveitado com cautela. A adoção de medidas fotoprotetoras, como evitar o horário de maior incidência solar, é fundamental para o combate ao câncer de pele.
A dermatologista da clínica Real Grandeza e diretora médica da clínica Valsa Saúde, Isabella de Forneiro, alerta que o câncer de pele representa 27% de todos os tumores malignos do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ela explica que o câncer de pele apresenta tumores de diferentes tipos: Carcinoma Basocelular, Carcinoma Espinocelular e Melanoma. Os dois primeiros estão relacionados à exposição solar e são comuns em áreas expostas ao sol. Já o Melanoma, que é o mais maligno entre eles, não tem relação com a exposição solar acumulativa.
É possível aproveitar o verão de forma saudável, respeitando o horário de exposição ao sol e as recomendações médicas, como o uso de fotoprotetores
Isabella de Forneiro, dermatologista*
Segundo Isabella, não existe bronzeamento saudável, pois a pele sofre alterações quando exposta ao sol. Ela ressalta que, apesar de o sol antes das 10 da manhã e após as 16 horas não levar ao câncer de pele, a exposição ao sol provoca danos irreversíveis, como a perda da elasticidade, manchas e envelhecimento da pele.
“A campanha Dezembro Laranja, fomentada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, mostra a importância dos cuidados com a pele. É possível aproveitar o verão de forma saudável, respeitando o horário de exposição ao sol e as recomendações médicas, como o uso de fotoprotetores”, alerta Isabella de Forneiro.
Para evitar o desenvolvimento do câncer de pele, a médica destaca a importância do autoexame na identificação de qualquer pinta, mancha ou ferida de difícil cicatrização e crescimento rápido. Quanto mais cedo a doença é descoberta, maiores são as chances de sucesso no tratamento.
*A dermatologista Isabella de Forneiro, da clínica Real Grandeza e diretora médica da clínica Valsa Saúde, é especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e faz parte da American Academy of Dermatology (AAD)