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Atendimento ao Prestador 0800 894 5000

Informações Úteis

Destaques

- Novo endereço para envio de faturas

A Real Grandeza informa que, a partir de 1° de janeiro de 2022, o endereço para envio das faturas (documentação para faturamento da Real Grandeza) será alterado para:
Alameda Casa Branca, 806, 7º andar, Sala 72
Jardim Paulista, São Paulo – SP
CEP: 01408-000 
É importante lembrar que, assim como agora, ainda será necessário o envio completo dos documentos que compõem a fatura - Guia TISS (Consulta, SADT, Etc), capa de lote (RSAP, RSPI), a NF (Nota Fiscal no mesmo valor da capa de lote), cópia do envio eletrônico (para os prestadores Pessoa Jurídica). 
A Real Grandeza esclarece que o portal para transmissão dos arquivos XML, no site da FRG, permanece inalterado - link aqui.

- Orientações para o envio da declaração INSS 2022

A Real Grandeza informa, ao prestadores Pessoa Física, que a declaração de isenção do INSS que deve ser renovada para o ano de 2022.

Caso já ocorra o desconto em outra operadora de saúde, não deixe de enviar a declaração para a Real Grandeza para isentar este imposto.

O não envio da declaração ocasiona a retenção do INSS por esta operadora, sem qualquer possibilidade de reversão desse desconto.

O modelo de Declaração de Isenção do INSS encontra-se disponível no Portal FRG, no seguinte caminho: www.frg.com.br >> Prestador >> Modelo de declaração de isenção de autônomo INSS - acesse aqui.

A declaração, devidamente preenchida, assinada, datada do ano de 2022 e digitalizada, deve ser encaminhada via do Portal do Prestador, no site www.frg.com.br, acessando o Portal Autorizador (Área Restrita), após realizar o login, clicar na opção Fale Conosco, conforme passo a passo abaixo:

Importante!

Após o envio eletrônico, o documento original deverá ser enviado para o endereço da sede da Real Grandeza - Rua Mena Barreto, nº 143 - 8° andar - Setor: Gestão de Rede - GOS - Bairro: Botafogo - RJ - Cep: 22.271.-100.

- Alteração no Portal Autorizador para prestadores

Hoje, dia 15 de maio, a partir das 17h01, a Real Grandeza passa a contar com novo sistema para Central de Regulação Médica e Odontológica e para Central de Atendimento a Prestadores. Nessa data, a prestação desses serviços passa a ser realizada pelo Grupo Fácil Informática, com utilização de sistema próprio.

A mudança da empresa contratada para realização desses serviços, que incluem solicitação de senhas para autorizações, prorrogações, inclusão de procedimentos, remoções, entre outros, demandará um período de adaptação e compreensão de toda a rede credenciada, uma vez que ocorrerá para aperfeiçoar os processos da Real Grandeza, propiciando mais disponibilidade e agilidade para os prestadores.

Clique aqui para conferir todas as informações sobre acesso aos sistemas.

Importante! Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento ao Prestador, no telefone 0800 894 5000. Além dessa opção, o atendimento aos prestadores por telefone também está sendo realizado, temporariamente, no telefone (21) 2528-6631.

 

+ Informações

- Credenciamento para vacinas

A Real Grandeza, visando a otimização do processo de autorização, está unificando a tabela de codificação e descrição de cada vacina para doença infecciosa, de modo a permitir que o Portal proceda eletronicamente à autorização.

Ressaltamos a necessidade de utilização somente dos códigos abaixo para lançamento no Portal, a fim de que não ocorram negativas.

- Orientações sobre autorizações de exames e procedimentos

A Real Grandeza informa que o Portal Autorizador Web passou a ser operacionalizado pela empresa Fácil Impacto desde 15.05.2021. O referido Portal tem campos para preenchimento totalmente aderentes ao padrão TISS vigente, conforme normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.

Como é de conhecimento de todos há exames classificados como simples e complexos, diferenciando-se por exemplo, na forma de autorização, existência ou não de Diretriz de Utilização - DUT, necessidade de envio de documentação anexa ao pedido. Os exames simples tem autorização automática (eletrônica) pelo Portal da Fácil, enquanto os exames complexos demandam autorização prévia da Real Grandeza, sendo necessário informação da indicação técnica e envio de documentação pelo Portal.

Consulte a lista dos Procedimentos de Alta Complexidade (PAC) que podem ou não ter DUT e toda a documentação necessária para cada evento.

É importante relembrar que os eventos de urgência e emergência e consultas não necessitam de autorização prévia da Operadora.

Segue abaixo a tabela com os prazos de autorização para os eventos na FRG:

As senhas de autorização possuem validade máxima de 90 dias após a data da liberação para utilização do beneficiário. Caso este prazo seja expirado, a senha perderá a validade e será necessário dar entrada pelo Portal em novo pedido de autorização.

As autorizações complementares inseridas no Portal poderão ter solicitação retroativa até no máximo 30 dias da data da autorização inicial. Caso a solicitação de autorização inicial ainda não tenha ocorrido no Portal, também será considerado como autorização retroativa, tendo prazo máximo de 30 dias a partir da data de ocorrência do evento.

Os eventos e procedimentos em regime de livre-escolha (reembolso), exclusivamente para os planos que tem esta cobertura contratual também estão sujeitos a autorização prévia. A Real Grandeza lembra que os planos SALVUS e SALUTEM não tem direito contratual a reembolso.

Os procedimentos odontológicos realizados pela rede credenciada ou livre escolha também estão sujeitos a autorização prévia da Operadora.

Os beneficiários que possuem convênio de reciprocidade, Unimed ou Cassi, também estão sujeitos à autorização prévia.

Reiteramos o telefone de contato com a Central de Regulação Médica e Odontológica e Central de Atendimento a Prestadores no número 0800 894 5000 e o endereço do Portal Fácil Impacto para solicitação de autorizações https://novowebplanfrg.facilinformatica.com.br/.

- Cartão de saúde digital

Dando continuidade ao processo de melhoria e modernização da Real Grandeza, a operadora lembra que desde 2020 foi implantado o modelo de carteira de saúde em formato digital, obtida no aplicativo da FRG.

O fluxo é o mesmo, ou seja, o beneficiário da Real Grandeza apresenta seu cartão de saúde pelo celular e o prestador verifica a elegibilidade do mesmo no Portal da FRG (www.frg.com.br), conforme realizado atualmente com a carteira física.

Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Central de Atendimento da Real Grandeza, no telefone 0800 894 5000.

- Informe de Rendimentos 2020/2021 já está disponível

O Informe de Rendimentos 2021 (ano calendário 2020) encontra-se disponível para impressão na área restrita no Portal do Prestador.
Para ter acesso ao documento siga o seguinte passo a passo:
www.frg.com.br > Prestador > Portal de Serviços do Prestador > CPF > Senha > Emitir Demonstrativo de IRRF

Caso ainda não tenha acesso à área restrita do prestador, favor consultar o link abaixo com as devidas orientações:

https://www3.frg.com.br/portal/media/3662/guiadeacesso_prestador.pdf

- Novo telefone para os prestadores da rede credenciada: 0800 894 5000

Em busca da melhor qualidade de atendimento aos seus clientes, a Real Grandeza vai alterar, a partir do dia 4 de janeiro de 2021, o número da Central de Atendimento ao Prestador e Central de Regulação Médica e Odontológica.

Os números 0800 888 8778 e 0800 880 5060 serão substituídos pelo 0800 894 5000.

Importante salientar que, nessa fase de transição, podem ocorrer algumas falhas de comunicação que serão rapidamente corrigidas pela equipe de apoio.

A Real Grandeza agradece a compreensão frente a eventuais transtornos, mas trata-se de uma alteração necessária, seguindo o processo de melhoria constante da entidade.

- Declaração de Isenção INSS

A declaração de isenção do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deve ser renovada para o ano de 2021. A Real Grandeza esclarece que o não envio da declaração ocasionará na retenção do INSS pela operadora de planos de assistência à saúde, sem qualquer possibilidade de reversão desse desconto.

A declaração devidamente preenchida, assinada (com a data do ano de 2021) e digitalizada deverá ser enviada para endereço o seguinte e-mail: prestadores@frg.com.br. Além do envio do documento por e-mail, o prestador deve enviar a declaração original para o endereço: Rua Mena Barreto, nº 143 - 8° andar - Setor: Gestão de Rede - GOS - Bairro: Botafogo - RJ - Cep: 22.271-100.

O modelo de Declaração de Isenção do INSS encontra-se disponível no Portal FRG na página do Prestador (acesse aqui).

A seguir, confira os prazos para a entrega do documento:

- Declaração entregue até 04/01/2021 - Prestador terá isenção no cronograma de pagamento: 12/01/2021.
- Declaração entregue até 10/01/2021 - Prestador terá isenção no cronograma de pagamento: 29/01/2021.

- TISS Faturamento Eletrônico: Informação sobre envio de arquivos .XML

Atendendo determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a partir de 1° de junho de 2020, só será permitida a transmissão de arquivos eletrônicos na versão 3.05.00.

A janela para o envio eletrônico sempre ocorre sempre no período entre ps dias 1 e 10 de cada mês.

- Fluxo do faturamento durante pandemia do novo coronavírus

Em conformidade com as medidas preventivas divulgadas pelos órgãos Federais e Estaduais referente à presença do COVID 19 em nosso país, a Real Grandeza informa que, excepcionalmente, durante o período da quarentena, a partir de 1º de abril, o envio do faturamento será aceito somente no formato eletrônico para o processamento das contas na Real Grandeza.

O envio deverá ser realizado única e exclusivamente no Portal do Prestador, no site da Real Grandeza, no seguinte caminha: www.frg.com.br > Prestador > inserir CPF e senha de acesso ao PORTAL > portal de serviços do prestador.

Caso ainda não possua uma senha, basta solicitar o acesso em caráter de urgência no e-mail portalservicos@frg.com.br, com as seguintes informações: Nome completo, CPF e e-mail da pessoa que irá acessar, além do CNPJ do prestador.

Após a transmissão do arquivo eletrônico, o prestador deverá anexar a documentação obrigatória (informada abaixo), devendo essa estar digitalizada e ser anexada no Portal, conforme passo a passo ao final deste informativo.

É imprescindível que a documentação seja anexada em um documento único para que não haja divergências no pagamento. No campo “Descrição” deverá ser informado o número do CNPJ/CPF ou o número do protocolo eletrônico.

O arquivo eletrônico é espelho da documentação física, portanto, será de responsabilidade do Prestador fornecer todas as informações baseadas no padrão TISS.

No caso de pendência de documentação obrigatória não será possível dar andamento à análise da conta e o arquivo eletrônico será devolvido.

É importante lembrar que essa excepcionalidade não exime a guarda e o posterior envio da documentação física, conforme obrigatoriedade contratual.

Caso o envio da documentação física, onde o processamento da conta ocorreu apenas com o arquivo eletrônico, o prestador deverá efetuar a devolução do valor pago à Real Grandeza.

Pelo fato do envio do faturamento físico não estar descartado, solicitamos que o encaminhamento da conta física que teve o arquivo eletrônico tratado, ocorra em até 90 dias.

A fim de evitar possíveis inconsistências no processamento durante esse período, a Real Grandeza solicita que o “comprovante do envio eletrônico (protocolo referente ao envio do XML, arquivo de retorno)”, seja impresso e anexado à conta física com o seguinte descritivo: COVID 19.

Através desse descritivo, será possível distinguir os lotes já processados e será possível baixar as pendências quando do envio das contas físicas, para que o desconto aos prestadores, como o acima mencionado, não ocorra indevidamente.

Seguem os documentos por tipo de guia e as orientações para inclusão dos anexos junto ao faturamento no Portal da Real Grandeza:

1. AUDITORIA ODONTOLÓGICA

- Radiografia e laudos

2. AUDITORIA TÉCNICA – MÉDICA E DE ENFERMAGEM:

- Hemodiálise: Conta ou guia TISS (valor total da conta); Folha de hemodiálise (ou assinaturas); Etiqueta dialisador; Suplemento V.O mandar relatório.

- Hematologia: Etiqueta bolsa de sangue; Prescrição de transfusão.

- Endoscopia, Colonoscopia, Polipectomia e Mucosectomia: Senha autorizada; Pedido médico; Laudo do exame; Anátomo patológico (se houver).

- Ressonância e Tomografia: Enviar relatório médico ou laudo, com justificativa para o contraste.

- Oncologia: Senha Autorizada.

- Internação: Senha autorizada, Relatório médico constando diagnóstico do paciente, Relatório de Auditoria Hospitalar (RAH).

- Cirurgia em geral: Descrição cirúrgica, Anátomo patológico (quando realizado), Relatório com justificativa médica.

- Materiais especiais: Etiquetas ou invólucros dos materiais.

- Home Care: Prescrição médica; Evolução da equipe multiprofissional.

Além da documentação acima é imprescindível a apresentação da Nota Fiscal e da Capa de Lote (RSAP/RSPI).

Para os casos não enquadrados acima, considerados de baixa complexidade, será necessário anexar um resumo consolidado contemplando as seguintes informações:

- Nome e matrícula do beneficiário, data do atendimento e valor total da guia.

Os protocolos eletrônicos (Pegs) que serão analisados sem a necessidade do físico, por se tratarem de baixa complexidade são:

- Guia TISS Consulta;
- Guia TISS SADT referente a laboratório;
- Guia TISS SADT para atendimentos ambulatoriais e/ou hospitalares de baixa complexidade, sem físico (Consulta + materiais + Medicamentos + taxas);
- Guia TISS Tratamento odontológico para consultas;
- Guia de Honorários Individuais com cobrança de 1 honorário, validando pela senha de autorização;

O plano de contingência nesse momento está voltado para os procedimentos de maiores complexidades, tais como: Hemodiálise, Quimioterapia, Radioterapia, Internação Hospitalar e Home Care, Odontologia, Endoscopia, Colonoscopia, Ressonância Magnética, Tomografia, Cirurgia Geral, Materiais de OPME, dentre outros.

Como Anexar a documentações no Portal do Prestador:

- Ao acessar o portal, o prestador deverá acessar a opção: Envio de Documentos

- Colocar uma descrição referente ao documento que será anexado.

- Selecionar o arquivo que será enviado e processar.


- Ao ser processado o sistema da mensagem de upload efetuado com sucesso.



Para mais esclarecimentos a respeito do fluxo do envio das faturas o canal exclusivo para contato é o 0800 888 8778.

- Autorização de Internação

Em caso de negativa de autorização de internação por motivo de carência, favor entrar em contato com o telefone 0800 880 5060.

Suspensão de cirurgias eletivas devido ao novo Coronavírus

A Real Grandeza, em função do agravamento da pandemia do Coronavírus, decidiu suspender por prazo indeterminado a realização de cirurgias eletivas, ou seja, aquelas que não se enquadram em casos de urgência e emergência.

As autorizações já geradas poderão ser suspensas, desde que não haja risco iminente ao paciente.

As cirurgias eletivas oncológicas e cardiovasculares serão avaliadas individualmente pela Central de Regulação Médica.

Os beneficiários estão sendo informados via canais de comunicação da Real Grandeza.

Em caso de dúvidas sobre a adoção desta medida, os Prestadores podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Prestador, no telefone 0800 888 8778.

Esta medida entrará em vigor a partir de 20 de março, evitando que os pacientes saudáveis frequentem unidades de saúde e aumentem o risco de serem acometidos pelo Coronavírus.

Ressaltamos que esta decisão possui caráter emergencial, desta forma, a Real Grandeza  conta com a compreensão e colaboração de todos neste momento delicado de pandemia.

Imposto de Renda 2019/2020

O Informe de Rendimentos 2020 (ano calendário 2019) encontra-se disponível para impressão na área restrita do Portal do Prestador.

Para ter acesso ao documento siga o seguinte passo a passo:
www.frg.com.br > Prestador > Portal de Serviços do Prestador > CPF > Senha > Emitir Demonstrativo de IRRF

Caso ainda não tenha acesso à área restrita do prestador, favor consultar o link abaixo com as devidas orientações:

https://www3.frg.com.br/portal/media/3662/guiadeacesso_prestador.pdf

Atenção: Informação sobre envio de faturas

Devido a problemas sistêmicos, excepcionalmente no mês de dezembro, as faturas de internação poderão ser apresentadas mesmo sem lançamentos das prorrogação nas senhas, porém a documentação pertinente deverá estar anexada na fatura.

Informação sobre pagamentos

A Real Grandeza informa que devido a problemas sistêmicos, os créditos não realizados no cronograma de pagamento do dia 30/07/2019 estão previstos para serem regularizados até o dia 12/08/2019.

Resolução da ANS proíbe caução

Segundo a Agência Nacional de Saúde, é ilegal e abusiva a exigência de caução (garantia) para atendimento a consumidores de planos privados de assistência à saúde.

A Agência de Nacional de Saúde Suplementar (ANS), alerta aos prestadores de serviços contratados, credenciados, cooperados ou referenciados das Operadoras de Planos de Assistência sobre a ilegalidade da cobrança de caução como garantia de atendimento aos consumidores de planos privados de assistência à saúde.

A ANS possui um canal para denúncias. A agência conta com a Comissão Especial Permanente para o recebimento, processamento e encaminhamento das denúncias. Os processos são encaminhados ao Ministério Público Federal e, após apuração, disponibilizados no portal da ANS (http://www.ans.gov.br) com os nomes das prestadoras denunciadas.

As denúncias podem ser feitas pelo atendimento especializado e gratuito do Disque ANS: 0800-701-9656, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, ou pelo portal da ANS, por meio do Fale Conosco.

Aos Prestadores que atendem a especialidade de Fisioterapia do convênio da Real Grandeza

Prezados Prestadores,

1. Comunicamos que a tabela CBHPM - Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimento Médicos, não Prevê remuneração para honorários de fisioterapeutas. Os valores e códigos nela constantes referem-se apenas à remuneração dos fisiatras.

2. Diante disto, solicitamos que a partir de 01/12/2009, a cobrança pelos seus serviços prestados seja de acordo com a codificação e quantidade de CH (Coeficiente de Honorários) constante da tabela da AMB - Associação Médica Brasileira, com anteriormente praticado, cujo valor do CH equivale a atualmente R$ 0,43 (quarenta e três centavos de real).

3. Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos com Fabiana, Priscila e Islania, nos telefones (21) 2528-6622, (21) 2528-6987 e (21) 2528-6721, respectivamente.

Conforme divulgado pela Agência Nacional de Saúde - ANS, é ilegal e abusiva a exigência de caução (garantia) para atendimento a consumidores de planos privados de assistência à saúde.

TISS – Troca de informação em saúde suplementar

A REAL GRANDEZA, atendendo à Resolução Normativa nº 114 da ANS (Agência Nacional de Saúde), que define a padronização da TISS – Troca de Informações em Saúde Suplementar – e no intuito de facilitar a adequação desta norma, disponibiliza instruções à sua Rede Credenciada:

- Disponibilizamos os modelos das novas guias com as suas respectivas instruções para preenchimento, que podem ser impressas pelo prestador.

- Solicitamos que observem os campos com preenchimento obrigatório e outras informações pertinentes constantes nas respectivas instruções, respeitando a obrigatoriedade de preenchimento dos campos previstos pela ANS.

- O campo código da Operadora/CNPJ/CPF, composto de 14 (quatorze) dígitos, inicia-se com as letras CTOGSA seguidas do número da carta de compromisso do prestador.

- A impressão deverá ser realizada em 3 vias, que precisam ser assinadas pelo beneficiário ou seu responsável, devendo, obrigatoriamente, lhe ser entregue uma das vias.

- Nos campos prestador executante ou médico, referentes às guias de atendimento à saúde da REAL GRANDEZA no padrão TISS, deverão constar, além da assinatura, o carimbo do médico ou, nos casos de laboratórios, o carimbo da instituição responsável pelo procedimento executado.

- A Gerência de Saúde estará ao seu inteiro dispor de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h30, através dos telefones (21) 2528-6622, (21) 2528-6987 e (21) 2528-6721 com Fabiana, Priscila e Islania, respectivamente.

Destaques

Real Grandeza organiza treinamento do novo sistema para prestadores de saúde

Informe de Rendimentos 2021/2022 já está disponível

Novo endereço para envio de faturas

Orientações para o envio da declaração INSS 2022

Comunicados