Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Veja como acessar e utilizar o Simulador de Benefícios do Plano CD

Está disponível no site da Real Grandeza o Simulador de Benefícios do Plano CD. Nesta versão, lançada no fim de 2020, você pode projetar permanecer contribuindo para seu plano previdenciário, simular sua aposentadoria normal, estimar sua aposentadoria antecipada e verificar a opção pelos Institutos. Todas estas opções estão concentradas em uma só ferramenta, diferente das anteriores que exigiam simuladores com funções distintas para cada situação.

Desde então, novos participantes, participantes que ainda não estão elegíveis para aposentadora ou aqueles que já são elegíveis, qualquer que seja o regime de tributação, poderão utilizar a mesma ferramenta, onde todos os simuladores foram consolidadas em um mesmo sistema, muito mais fácil e prático de utilizar.

Além da unificação, novas funcionalidades foram inseridas, como projeção de contribuições futuras, simulador de contribuição esporádica, de aportes oriundos de portabilidade, comparativo de regimes de tributação, simulação de aposentadoria com opção de parcela paga à vista e opções de renda futura.

Nele, o participante também pode simular valores de Portabilidade, Resgate, Autopatrocínio e Benefício Proporcional Diferido (BPD).

Como acessar o Simulador

Pelo autoatendimento, no Portal de Serviços, acessado com login e senha.

Na página inicial da Real Grandeza clique em Participante (Previdência).

Digite seu login (IDFRG) e senha. Caso não possua ou tenha esquecido sua senha, clique aqui.

O Simulador de Benefícios está no Portal de Serviços, dentro do menu Previdência. Acesse conforme indicação a seguir.

 

Para abrir o Simulador, clique em Simuladores de Benefícios CD.

Como utilizar o simulador: Exemplo de estimativa de aposentadoria por Percentual de Saldo

Você receberá boas vindas da Rê, atendente virtual da Real Grandeza, que irá explicar como utilizar o Simulador. O sistema já carrega suas informações de saldo de conta, remuneração, idade, elegibilidade, beneficiários, regime de tributação etc.

Na primeira etapa, o simulador irá perguntar qual opção deseja: Se quer permanecer contribuindo, se aposentar ou opção pelos Institutos. Na simulação a seguir será escolhida a opção Quero Continuar Contribuindo.

Nessa tela você irá visualizar a data de aposentadoria normal e a partir de quando pode requerer a aposentadoria antecipada. Defina a data em que pretende se aposentar e escolha os novos percentuais das contribuições Básica e Voluntária. Caso tenha dúvidas, passe o cursor do mouse sobre o sinal de interrogação.

Após avançar, você irá acessar uma estimativa que apresenta o total de suas contribuições, já com base nos percentuais informados na tela anterior, a projeção considerando o retorno dos investimentos e o somatório dos ambos, no campo Saldo Estimado Total.

Em seguida, o simulador apresenta a opção por simular o recebimento de parte do Saldo de Conta à vista, que pode variar entre 1% e 25%, além do valor que seria descontado de imposto de renda.

 

Logo após, escolha a forma de recebimento de seu benefício.

Neste exemplo foi escolhida a opção Percentual do Saldo, com 0,8%. A partir dessa opção, serão exibidos o benefício e o imposto de renda estimados.

Caso você prossiga após a tela anterior, terá acesso ao resumo de sua simulação.

Sendo de seu interesse, você pode imprimir sua simulação.

Outras opções disponíveis no Simulador do Plano CD para quem deseja seguir contribuindo ou se aposentar

  • Simulação de Benefício por Renda Vitalícia.
  • Simulação de Benefício por Prazo Determinado: Nessa opção o participante escolhe receber a aposentadoria por um período entre 5 e 25 anos.

Outras opções disponíveis no Simulador do Plano CD para quem vai parar de contribuir

  • Benefício Proporcional Diferido: Faculta ao participante, que contar com no mínimo três anos de contribuição ao plano, em razão da cessação do vínculo empregatício, e optar por suspender suas contribuições ao plano, para receber, em tempo futuro, um benefício proporcional decorrente desta opção.
  • Portabilidade: faculta ao participante, que contar com no mínimo três anos de contribuição ao plano, transferir os recursos financeiros correspondentes ao seu direito acumulado para outro plano de benefícios de caráter previdenciário operado por entidade de previdência complementar ou sociedade seguradora autorizada a operar o referido plano.
  • Resgate: Faculta ao participante receber as suas contribuições ao plano, decorrente do seu desligamento do Plano de Benefícios e da cessação do vínculo empregatício com a patrocinadora. Nessa opção o participante recebe somente suas contribuições, sem a parte da patrocinadora.
  • Autopatrocínio: Faculta ao participante manter o valor de sua contribuição, assumindo a parcela da patrocinadora, no caso de perda parcial ou total da remuneração recebida, para assegurar a percepção dos benefícios nos níveis correspondentes àquela remuneração.

(01/09/2021)