Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Participantes do Plano BD podem consultar contracheque da Garantia Mínima Anual

Já está disponível para consulta o contracheque  do adiantamento da Garantia Mínima Anual (GMA) na área restrita do site da Real Grandeza. A Real Grandeza pagará, dia 10 de janeiro de 2020, o adiantamento da GMA) correspondente a 60% desse valor, aos assistidos que a ela têm direito.

A seguir, confira matéria publicada no site da FRG sobre a Garantia Mínima Anual e entenda como é feito o cálculo do benefício.

A Garantia Mínima Anual (GMA) é um benefício do Plano de Benefício Definido (BD) que garante ao assistido receber, anualmente, valor correspondente à quantidade de UB’s de seu benefício inicial. Caso esse montante não tenha sido alcançado ao fim de cada ano, a Real Grandeza efetua o pagamento da diferença, denominada Garantia Mínima Anual (GMA), cujo objetivo é repor as perdas inflacionarias do período.
O demonstrativo da GMA estará disponível no site da Real Grandeza após o fechamento da folha de janeiro, na área restrita, acessada através do Login - PARTICIPANTE.


Como é calculada a GMA?
Ao fim de cada ano, os assistidos do Plano de Benefício Definido (BD) deverão ter percebido um montante anual correspondente a 13 vezes a quantidade de Unidade de Benefício (UB’s) de sua Complementação de Aposentadoria, mais 12 vezes a quantidade de UB’s de seu Adicional de Aposentadoria. Essa equação é válida para quem já está recebendo o benefício há mais de um ano. Para os demais, o cálculo é proporcional ao período de recebimento.


Veja como funciona na prática:

Para o cálculo, vamos utilizar, como exemplo, um benefício com os seguintes valores iniciais em UB
• Complementação de Aposentadoria= 500,00 UB´s
• Adicional = 50,00 UB´s


PRIMEIRO PASSO - Apuração do valor da Garantia Mínima em UB´s
• 13 vezes a Quantidade inicial de UB´s da Complementação de Aposentadoria mais
• 12 vezes a Quantidade inicial de UB´s do Adicional de Aposentadoria
 
Exemplo:
  
Garantia Mínima = (500,00 x 13) + (50,00 x 12) =
Garantia Mínima =  6.500,00 +  600,00 = 7.100,00
 
SEGUNDO PASSO - Apuração dos valores pagos no ano em UB’s:
• Divide-se o benefício pago, mês a mês, pela UB correspondente a cada mês, incluindo o Abono Anual;
• Apura-se o total pago em UB’s durante o ano.

 
 
TERCEIRO PASSO - Comparação do valor:
• Se o montante apurado em quantidade de UB’s recebido ao longo do ano (item 2) for menor que o valor apurado no cálculo da Garantia Mínima (item 1)
• Garantia Mínima (item1) = 7.100,00
• Total pago no Exercício (item 2) = 6.971,09
• Diferença (item 1- item 2) = 77,38   (Quantidade de UB’s a que o assistido terá direito de receber).


A diferença em UB’s é atualizada pelo valor da UB do mês de Janeiro do ano subsequente, e seu pagamento é realizado na folha deste mês. Este cálculo é realizado de acordo com os itens 84 e 85, e seus subitens, do Regulamento Vigente do Plano BD.


IMPORTANTE:


• Nem todos os Assistidos do Plano BD recebem GMA, apenas aqueles que, durante o ano anterior, não alcançaram o Valor Mínimo Garantido;
• Até o dia 10 de janeiro é realizado o Adiantamento de 60% do Valor da GMA;
• Junto com o pagamento mensal de janeiro é pago o valor integral da GMA já atualizado com a UB de janeiro, descontando, além do adiantamento realizado, os demais descontos mensais obrigatórios (Imposto de Renda, Contribuição FRG, entre outros);
 
(8/01/2020)