Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Oficina 6.0 | Ensinando sobre saúde mental, velhice e muito mais

Você já ouviu falar em definição de saúde? Como muitos acreditam, ter saúde não significa ausência de doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde representa “bem-estar biopsicossocial de um indivíduo”, ou seja, corpo e mente sãos. É por isso que é necessário falar e cuidar da saúde mental.

É tão comum o cuidado com o corpo. Por exemplo, quando é identificado um problema no coração busca-se suporte de um profissional médico qualificado, no caso, o cardiologista. Não é mesmo?! Mas, agora, quando a mente dá indícios de que não está tão saudável, ocorre uma resistência em buscar ajuda profissional, tudo isso por ainda ser uma crença comum de que cuidar da mente é “coisa de maluco”.

Com o objetivo de desmistificar e ampliar o acesso aos cuidados de promoção e prevenção da saúde mental a Real Grandeza cria a Campanha de Saúde Mental.

Conheça a Oficina 6.0

Com inscrições abertas a partir de hoje (12/02), a Oficina 6.0 é uma série de 5 encontros virtuais para a população com idade superior a 60 anos, com uma equipe multidisciplinar para ensinar sobre saúde mental, velhice e muito mais.

Quem pode participar
Pessoas com 60 anos ou mais, familiar de um idoso, cuidador familiar do idoso.

Datas e horários
22 de fevereiro (segunda-feira), 14 às 16 horas
24 de fevereiro (quarta-feira), 14 às 16 horas
26 de fevereiro (sexta-feira), 14 às 16 horas
1º de março (segunda-feira), 14 às 16 horas
3 de março (quarta-feira), 14 às 16 horas

Início das inscrições (1° turma)
12 de fevereiro

Como se inscrever
Envie e-mail para promocaoeprevencao@frg.com.br com o título “Inscrição - Oficina 6.0”, informando nome completo, nome do titular do plano, número de matrícula, matrícula do titular, telefone de contato, e-mail e endereço completo. Após o envio, o beneficiário receberá uma resposta confirmando a inscrição e solicitando o preenchimento de um formulário.

Cada turma terá ao todo 30 participantes. Ao atingir esse número de inscritos, os demais serão distribuídos na turma subsequente.

Objetivo
Informar sobre o envelhecimento saudável com enfoque na saúde mental do idoso, sua família e cuidador informal.

Conteúdo
Encontro 1 - Envelhecer: Serão abordados temas fundamentais no processo de envelhecimento humano: como e porque envelhecemos? Determinantes biológicos, sociológicos e psicológicos do envelhecimento. Como é ser idoso? Vivência para compreensão das limitações que envolvem o dia a dia da pessoa idosa. Como prevenir ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
Encontro 2 - Como desconfiar e/ou identificar transtornos: Os idosos e as velhices não são todas iguais. Processo de envelhecimento normal, saudável e patológico. Quais as principais patologias e quais os sinais que elas apresentam. Possibilitar melhor compreensão e conscientização sobre os principais sinais e como identificá-los.
Encontro 3 - Lar seguro - dicas práticas (Serão demonstrados os potenciais riscos de quedas e outros acidentes dentro da residência. Orientação, com dicas e explicações práticas, para organização de um ambiente seguro e protegido).
Encontro 4 - Saúde mental do cuidador familiar (Discutir sobre a tarefa de cuidar de idosos e as implicações para os familiares. Vivências práticas de atividades para o autocuidado do cuidador e outras baseadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares. Espera-se que essas atividades possam contribuir com a qualidade de vida de cuidadores).
Encontro 5 - Estimulação cognitiva para idosos e familiares (Apresentar as alterações que podem ocorrer no cérebro e na memória com o passar dos anos. Causas da perda de memória; dicas para manter a memória saudável no dia a dia; como manter o foco, atenção e concentração; atividades práticas para se trabalhar a memória e outras habilidades cognitivas).

Lembre-se, cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo!

(12/02/2021)