Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Médica da Real Grandeza atualiza as informações sobre o coronavirus

Em nova transmissão ao vivo no Facebook, realizada no dia 16 de março, a médica da Real Grandeza, Dra. Mária Pires, atualiza os dados sobre o novo coronavirus (Covid-19) , destacando as medidas preventivas que devem ser tomadas para evitar o contágio e a transmissão, após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar a pandemia por coronavírus em 11 de março.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil são 234 casos confirmados e 2.064 suspeitos de coronavírus. Devido ao aumento exponencial do número de casos, a Dra. Mária explica que a transmissibilidade do vírus é muito rápida de pessoa para pessoa e as aglomerações facilitam a passagem do vírus através de gotículas de saliva, espirro, tosse ou através das mãos, após o contato com superfícies contaminadas.

Veja a seguir tabela com os sintomas do Coronavírus, Gripe e Resfriado:

Quadro comparativo feito pelo Ministério da Saúde

O mais importante, segundo a Dra. Mária, é contextualizar os participantes sobre a situação da pandemia, reforçando as medidas preventivas para proteger a população porque o cenário é muito dinâmico. “O vírus está na comunidade e isso significa que eu não preciso ter nenhum antecedente de viagem e nem ter encontrado ninguém que tenha viajado para ter a manifestação e, consequentemente, transmitir o vírus. É preciso colaborar e evitar aglomerações, principalmente os idosos, grupo mais vulnerável”, destaca a médica.

Os participantes podem buscar informações oficiais no site do Ministério da Saúde e acompanhar as atualizações sobre a Rede Credenciada no site da entidade.

<strong>CLIQUE AQUI</strong> e veja a Cartilha do Ministério da Saúde sobre o Coronavírus.


Confira os principais assuntos abordados pela Dra. Mária Pires

Vacinas

A imunização já é custeada para os beneficiários de alguns planos de saúde da Real Grandeza, incluindo as patrocinadoras, não somente as vacinas disponíveis nos postos de saúde mas também aquelas que só existem em clínicas particulares.

A vacina da gripe, que é vacina contra a Influenza, é fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os postos de saúde. O Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de imunização para idosos e profissionais de saúde para o dia 28 de março.

CLIQUE AQUI e obtenha mais informações sobre o Calendário Nacional de Vacinação, disponível no site do Ministério da Saúde, para crianças, idosos, adulto, idoso gestante e povos indígenas.

Sazonalidade

Nessa época do ano no Brasil, fim da estação do verão e início do Outono na próxima sexta-feira, independente do coranavírus, já ocorre incidência de mais vírus respiratórios. E as campanhas de influenza acontecem no período pré-inverno e vamos ter gripes, resfriados e outras doenças respiratórias que não necessariamente são coronavírus e também podem ou não ser concomitantes ao vírus.

É necessário entender o mecanismo da doença para saber em que momento deve procurar a emergência ou o posto de saúde, locais que estão com características de vários pacientes na sala de espera transmitindo coronavírus.

É comum em alguns casos de coronavírus, principalmente em idosos, que você tenha no início um quadro mais brando para depois ter sintomas mais exuberantes. Não necessariamente porque a pessoa está mais grave, pois muitas vezes o organismo está lutando contra o vírus, mas ele consegue se instalar. As pessoas que apresentam um quadro de comorbidades – Diabetes, Hipertensão, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, doença autoimune – ou pacientes com tratamento oncológico, a evolução do vírus tende a ser mais exuberante. Nesses casos, é importante estar atento aos sintomas.

Se você tiver febre (considera-se febre a elevação da temperatura corporal igual ou maior a 37,8ºC) tosse seca ou produtiva e/ou dificuldade ou esforço para respirar, esses sinais e sintomas representam um conjunto e itens que valem ser valorizados para a pessoa procurar atendimento médico.Siga as normas de restrição, evite aglomerações e procure não sair de casa sem necessidade para conter a evolução do coronavírus.

Insumos

No momento da pandemia, é importante pensar no coletivo. Não faz sentido estocar alimentos, pois eles são perecíveis. Os especialistas acreditam que mesmo que haja um período prolongado de crescimento e de atingir o pico da epidemia no Brasil, não haja desabastecimento. E se as pessoas começam a estocar alimento e comprar todo o álcool gel disponíveis nas farmácias e supermercados, o restante da sociedade fica desabastecido. E o vírus não vai observar se aquele indivíduo não tem álcool gel em casa. Aquelas pessoas que não conseguiram adquirir o produto para higienizar as suas mãos pode contaminar você em algum momento. Use somente o necessário e pense no coletivo. “Pensar no coletivo também é aplicado para as pessoas sem sintomas ou contatos com pessoas infectadas que estão realizando exame de detecção por PCR de coronavírus (COVID-19), alerta a médica.

Para os interessados, a Dra. Mária informa que há um aplicativo no SUS sobre o coronavírus que tende a fazer uma triagem virtual dos sinais e sintomas de cada pessoa.

Suspensão de cirurgias

Por recomendação do Ministério da Saúde, as cirurgias eletivas, sem urgência, ou procedimentos pequenos que precisam de internação hospitalar ou ambiente hospitalar, nesse momento devem ser evitadas.

Leia também:


(17/03/2020)