Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Empoderamento, desafios e protagonismo

Real Grandeza e Caefe organizaram, no dia 26 de março, no auditório da FRG, evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 daquele mês. A programação do evento incluiu o painel de debates “Mulheres - Desafios e Protagonismo”, apresentação do espetáculo “Chopp das meninas”, com o grupo de teatro Real em Cena, palestra com Raquel Castelpoggi, responsável pelo Programa Pró-Equidade na Real, e sorteio de brindes oferecidos por parceiros comerciais da Caefe.

Horácio de Oliveira, diretor-Ouvidor da Real Grandeza, abriu o evento destacando as iniciativas adotas na Entidade em favor do empoderamento feminino. Para homenagear todas as mulheres, Horácio destacou a participação de Alzira Souza, ex-diretora da FRG e Tania Vera Vicente, também ex-diretora e atual membro do Conselho Deliberativo, pelas atuações de destaque na Após-Furnas e na própria Entidade.

Em seguida, Raquel Castelpoggi, responsável pelos Programas de Responsabilidade Socioambiental e Pró-Equidade de Gênero e Raça da Real Grandeza, apresentou os avanços conquistados pelos Programas dentro da própria Entidade, entre eles o aumento da participação feminina em cargos gerenciais e a redução da diferença salarial entre homens e mulheres, que na FRG é inferior à média no país.

Raquel lembrou que a adoção dos critérios ambiental, social e de governança (ASG) no processo de avaliação de investimento traz ganhos consideráveis para a empresa e destacou que “quando as mulheres prosperam, os negócios também prosperam”. Para encerrar sua participação, Raquel apresentou dados referentes à participação feminina na Real Grandeza, destacando-se a presença de um terço de mulheres no Conselho Deliberativo, 20% na Diretoria Executiva, 35% do quadro gerencial (era 50% até o programa de demissão voluntária) e 55% do total de colaboradores da Entidade.

Clique aqui e saiba um pouco mais sobre a trajetória das integrantes do Conselho Deliberativo da Real Grandeza, Consuelo Garcia e Tânia Vera Vicente.

Clique aqui para conferir o material contendo o histórico das ações internas e externas voltadas à Equidade de Gênero e Raça e Empoderamento das Mulheres, com adoção dos critérios ASG.

Na sequencia da programação foi realizado o painel de debates “Mulheres - Desafios e Protagonismo”, que foi aberto pela nutricionista clínica Juliana Coelho, que falou sobre alimentação aplicada à rotina das múltiplas funções realizadas diariamente pelas mulheres.

Alzira Souza, ex-diretora de Ouvidoria da Real Grandeza, deu prosseguimento ao Painel contando sua trajetória de vida e principais conquistas na Cecremef, Após-Furnas e FRG.

Em seguida, Vilma Melo, professora e atriz, vencedora do Prêmio Shell de Teatro de 2017, pela atuação como Chica da Silva, no espetáculo de mesmo nome, deu um depoimento emocionado sobre as conquistas das mulheres negras frente às dificuldades históricas enfrentadas por elas.

Valeria Rosa, fisioterapeuta, falou sobre o corpo. De acordo com Valeria, devido às múltiplas funções desempenhadas por todas surge a necessidade da mulher cuidar de si mesma, para que elas possam ter força para lutar pelo empoderamento e que possam prosperar. Valeria também realizou uma dinâmica com exercícios.

O painel “Mulheres - Desafios e Protagonismo” está disponível para visualização no Facebook da Real Grandeza - https://www.facebook.com/rgsaudepage/videos/254261958788027/.

Após o painel, o grupo de teatro Real em Cena apresentou o espetáculo “Chopp das meninas”, peça que retrata um encontro mensal de seis amigas, onde as mulheres dividem experiências pessoais e sentimentais do cotidiano, em um encontro regado de cumplicidade.Um verdadeiro brinde à união das Mulheres pelo Empoderamento e Equidade.

Encerrando as atividades foram sorteados brindes de produtos e serviços de parceiros comerciais da Caefe, que também montaram estandes no local do evento.

Tania Vera Vicente e Consuelo Garcia são membros do Conselho Deliberativo

Patricia Melo é a diretora de Seguridade da Real Grandeza

Priscilla Moura (Operações de Saúde), Giselle Souza (Controladoria e Planejamento), Ana Paula Larini (Tecnologia da Informação), Adriana Gaute (Estatística e Atuária), Guiomar Praun (Benefícios Previdenciários), Flavia Carvalho Pinto (Relacionamento com o Participante) e Ana Paula Costa (Finanças) fazem parte do quadro gerencial da FRG

Mais da metade do quadro total é composto por mulheres

Painel “Mulheres - Desafios e Protagonismo” está disponível para visualização no Facebook

Juliana Coelho, Alzira Souza, Valeria Rosa e Vilma Melo

Grupo de teatro Real em Cena apresentou o espetáculo “Chopp das meninas”

A peça foi escrita pelo ator e diretor Édio Nunes e Raquel Castelpoggi

(04/04/2019)