Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
Desempenho dos investimentos: o momento requer calma e cautela

O avanço da Covid-19 tem tido efeito devastador na economia mundial, trazendo instabilidade aos mercados e incertezas em relação ao futuro, sem que haja, no momento, qualquer prognóstico possível para o desfecho dessa crise sem precedentes.

A prioridade absoluta em todos os cantos do planeta tem sido a de salvar vidas, com a implementação do isolamento social, a ampliação e o fortalecimento dos sistemas de saúde e o apoio financeiro emergencial a milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social.

Em outra frente, governos da maioria dos países vêm concedendo benefícios especiais para empresas, a fim de preservar empregos e garantir mínimas condições para uma retomada da atividade econômica.

Apesar de todos os esforços, as previsões acerca do desempenho do PIB dos países vêm sendo sistematicamente revistas para baixo. Nos Estados Unidos, a expectativa de é de uma queda de 5% em 2020. No Brasil, o Ministério da Economia já estima retração de 4% para este ano.

Em meio a tanta imprevisibilidade, o mercado financeiro tem oscilado como nunca, com forte impacto no desempenho das carteiras de investimentos dos fundos de pensão. A Bolsa de Valores brasileira apresentou uma das maiores e mais rápidas quedas da história; a crise também afetou o resultado dos investimentos em renda fixa. A Real Grandeza, embora tenha encerrado o ano de 2019 com superávit nos planos BD e CD, não escapou aos efeitos da instabilidade e fechou o mês de março com rentabilidades negativas nos dois planos, fato raríssimo na história da entidade.

Diante desse quadro, a Real Grandeza, em primeiro lugar, reitera que as variações da cota dos participantes do Plano CD decorrem de um momento totalmente atípico. Em crises anteriores, como a de 2008, ocorreram situações similares e a Real Grandeza conseguiu se recuperar plenamente, pela qualidade de seus ativos e pela solidez do seu patrimônio.

Para uma entidade de previdência, o horizonte é o longo prazo e todos os investimentos realizados pela Real Grandeza são feitos com base em estudos técnicos aprofundados, que levam em consideração diversos cenários macroeconômicos e buscam a melhor relação risco/retorno possível.

Os estudos que pautaram as Políticas de Investimentos para 2020, indicaram que a Real Grandeza deveria manter um grande volume de recursos em ativos mais líquidos, priorizando a segurança do patrimônio. Ou seja, a Fundação se encontra em uma excepcional situação de liquidez, condição que garante o pagamento de benefícios previdenciários por longo período e possibilita que oportunidades de mercado, caso surjam, sejam aproveitadas, com impacto positivo no futuro.

A equipe de gestão dos investimentos, mesmo com as restrições que a crise impõe, vem trabalhando incansavelmente, realizando reuniões diárias com agentes de mercado e, semanalmente, com consultores e especialistas contratados - por meios remotos – na busca de novas oportunidades de investimentos.

O momento requer cautela e muita calma. Nesses momentos de alta volatilidade e incerteza, quando os preços dos ativos financeiros estão oscilando bastante, as cotas dos participantes tendem a apresentar muitas variações, o que torna imprescindível o planejamento financeiro nesse período. Para o Assistido do Plano CD que optou por uma renda financeira – Prazo determinado ou Percentual de saldo – o impacto será sentido imediatamente, uma vez que o valor mensal pago é atualizado pelo valor da cota do plano, que sofreu forte desvalorização.

Mas o foco, importante reiterar, deve ser o longo prazo. Nesse contexto, no caso do participante do Plano CD, o momento não é favorável para decisões precipitadas como requerer aposentadoria, portabilidade ou resgate, já que o saldo de conta individual sofreu uma redução brusca, em razão da piora do cenário econômico. O recomendável é, se possível, aguardar a recuperação da rentabilidade para tomar qualquer decisão em relação ao futuro.

Por fim, fica aqui uma mensagem de solidariedade nesse momento difícil, na expectativa de que todos mantenham o distanciamento social e priorizem a saúde, para retomar a normalidade assim que possível.



(17/04/2020)