Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais 
Novidades e Destaques
16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher

Começa no dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos. Pelo 11º ano consecutivo, a Real Grandeza, por meio do Comitê Pró-Equidade Na Real e do Programa de Responsabilidade Socioambiental, apoia a Campanha, estimulando seus colaboradores a refletirem sobre a importância do tema.

Em todo o mundo, entre 25 de novembro e 10 de dezembro, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização da Campanha, que por isso recebeu o nome de 16 Dias de Ativismo. No Brasil, uma data a mais foi incluída e é destacada pela dupla discriminação, sofrida pelas mulheres negras, o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Veja o calendário completo da luta pela igualdade de gênero e raça:

20 de novembro
Dia Nacional da Consciência Negra

A data foi escolhida para homenagear Zumbi dos Palmares, que nesta data teria sido assassinado na Serra dois Irmãos, em Pernambuco. A historiografia tem poucas informações sobre o Quilombo de Palmares, mas, de qualquer forma, a escolha da data é uma homenagem ao maior líder e ícone da resistência negra no Brasil.

25 de novembro
Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher

Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi designado como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, em homenagem a três irmãs, ativistas políticas: Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal. Elas foram brutalmente assassinadas pela ditadura de Leonidas Trujillo, na República Dominicana.

A ONU reconhece a data em março de 1999, alterando discretamente seu nome para Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. O reconhecimento desta data pode ser considerado uma grande vitória do movimento de mulheres da América Latina.

1º de dezembro
Dia Mundial de Combate à Aids

A data foi criada em Londres, por ocasião do Encontro Mundial de ministros de Saúde, em 1988, do qual 140 países participaram. A data foi criada com o objetivo a mobilização dos governos, da sociedade civil e demais segmentos no sentido de incentivar a solidariedade e a reflexão sobre as formas de combater a epidemia e o preconceito com os portadores do HIV.

6 de dezembro
Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres

No dia 6 de dezembro de 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu armado uma sala de aula da Escola Politécnica, na cidade de Monteral, Canadá. Ordenou que os 48 homens presentes se retirassem da sala, permanecendo no recinto somente as mulheres. Gritando “Vocês são todas feministas!”, o jovem atirou e assassinou 14 mulheres, à queima roupa. Em seguida, suicidou-se. Em uma carta deixada por ele, justificava seu ato dizendo que não suportava a ideia de ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente voltado para os homens. Esse massacre mobilizou a opinião pública mundial, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social.

10 de dezembro
Dia Mundial dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como resposta à violência da Segunda Guerra Mundial. Posteriormente, os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais. A data lembra que violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.

(19/20/2020)