Previdência Participante
Encontre médicos, clínicas e hospitais
Clique aqui    Encontre médicos, clínicas e hospitais
Novidades e Destaques
Comunicado importante sobre os planos de saúde da Real Grandeza

A decisão da Eletrobras de transferir a gestão dos planos de saúde dos empregados ativos do Grupo para operadoras de mercado, a partir de 1º de junho,  incluindo os de Furnas, hoje sob a administração da Real Grandeza, inicialmente trará algum impacto para a Fundação. Mas esses efeitos já foram mapeados e estão sendo devidamente tratados.

É relevante informar, nesse contexto, que os planos de saúde dos assistidos de Furnas não são custeados pela Patrocinadora, mas, sim, pelas contribuições dos beneficiários, estando, portanto, totalmente operacionais e com patrimônio diferenciado de cobertura, em montante superior ao exigido pela Agência Nacional de Saúde (ANS). Somados aos ativos, seus dependentes, assistidos e agregados da Eletronuclear, além dos ativos, dependentes assistidos e agregados da própria Real Grandeza, representam uma carteira de mais de 30 mil vidas.  

Para atender a esse público, e também captar novos patrocinadores e instituidores, processo já iniciado, a Real Grandeza Saúde está em fase final de estruturação, para melhor suprir as demandas do mercado, que busca, cada vez mais, opções de planos de saúde flexíveis e de qualidade, capazes de oferecer atendimento humanizado, em ampla rede credenciada, a preços competitivos.  

A criação da Real Grandeza Saúde, constituída em 2022, fez parte de um conjunto de iniciativas que visam à reorientação estratégica das operações de saúde, cujo eixo é o crescimento de sua base de beneficiários, e incluem medidas de redução de custos operacionais e assistenciais, já em curso.

Não à toa, a operadora vem obtendo, ano a ano, pontuação superior à média de mercado no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), em avaliação feita pela ANS. Em 2023, ano base 2022, a Real Grandeza recebeu nota 0,8586, em uma escala onde zero é a nota mínima e 1 a nota máxima. O reconhecimento rendeu um troféu à Real Grandeza, entregue no último dia 24 de abril pela Unidas, a entidade que reúne as operadoras de Autogestão, pela nota máxima obtida no IDSS. Entre os aspectos avaliados pela Agência estão:  Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.


Novos patrocinadores e instituidores

A reorientação estratégica da Real Grandeza Saúde, iniciada ainda em 2022, além do aprimoramento de serviços, abriu diferentes perspectivas de atuação. Nesse sentido, a operadora já negocia com possíveis novas patrocinadoras – que poderão usufruir de planos de assistência privada à saúde competitivos, com vantagens exclusivas e a qualidade já atestada de seus serviços – por meio de contratos de adesão.

Em paralelo, a Real Grandeza Saúde e as e demais operadoras de saúde vinculadas a subsidiárias/controladas da Eletrobras, estudam também um modelo de atuação conjunta, a fim de aproveitar as inúmeras sinergias existentes, tornando suas operações ainda mais robustas. 

A expectativa é de que todas as iniciativas da Real Grandeza, incluindo um novo plano de negócios da Real Grandeza Saúde e medidas voltadas para redução de custos de operação, sejam encaminhadas para aprovação final do Conselho Deliberativo em maio.